O título de cão mais velho do mundo estava entregue a Bobi, um rafeiro português de 31 anos de idade. Até hoje…
Lembras-te do Bobi? O cão detentor do título de mais velho do mundo desde o início de 2023 viu o seu prémio suspenso pelo Guinness, após polémicas geradas em torno da sua idade. Enquanto veterinários levantam suspeitas, Leonel Costa, o dono, diz que não mentiu sobre a idade do animal, reforçando que a longevidade do fiel companheiro se deveu à alimentação à base de ‘comida natural’.
Qual é, afinal, a data de nascimento de Bobi?
De acordo com o dono, o cachorro nasceu a 11 de Maio de 1992, em Conqueiros, Leiria, e celebrou 31 anos no ano passado. Acabou por falecer a 21 de Outubro de 2023 e terá sido cremado. A dificuldade em saber a data exata de nascimento surge porque o registo de animais nascidos antes de 2008 só passou a ser obrigatório em Portugal a partir de Outubro de 2020. Em termos oficiais, não existe qualquer documento que esclareça a dúvida.
Bobi perdeu o título definitivamente?
Não, embora tenha perdido, mesmo que de forma temporária, enquanto o Guinness World Records termina a investigação em causa. “O título de ‘cão mais velho vivo’ e de ‘cão mais velho de sempre’ estão suspensos até que as nossas conclusões estejam reunidas”, referiu a entidade ao P3.
Antes da conquista de Bobi, o título de cão mais velho do mundo pertencia a Bluey, pastor australiano que morreu com 29 anos e cinco meses. Entretanto, enquanto decorrem as diligências, o Guinness decidiu suspender os recordes para todos os cães.