Publicidade

Histórico: Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa em Doha

Histórico: Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa em Doha

PortugalDesporto12 de Fevereiro, 202422 Views

Já dizia o Éder: “AMANHÃ É FERIADO C****O!”. Tal como aconteceu em 2016, amanhã não é oficialmente feriado, mas merecia!
A juntar à folia carnavalesca, os portugueses têm agora mais um motivo para celebrar. A culpa é do Diogo Ribeiro, que se lembrou de ser o rei disto tudo e se coroar campeão do mundo dos 50 metros mariposa. Anda miúdo, que tu és uma máquina!

Muita calma nessa hora

Isto não é como começa, é como acaba. A frase é conhecida e assenta como uma luva neste caso. “Não tenho palavras. O início não foi bom, mas estou muito feliz por ser campeão mundial”, foram as palavras do Diogo ao sair da piscina, visivelmente exausto. Aliás, até a máquina tuga ter percebido que tinha ganho, passaram uns bons segundos. Quando viu, nem queria acreditar. Já os seus treinadores e família “mandavam foguetes” ao tempo.
Tudo aconteceu muito rápido, em 22,97 segundos, para sermos mais precisos, no Mundial de Desportos Aquáticos Doha 2024. Estas provas de natação decorrem de 11 a 18 de Fevereiro no Catar, com o objetivo de buscar as medalhas e os índices olímpicos para o Paris 2024.

Histórico: Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa em Doha

Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa

Histórico

Esta foi a primeira medalha de ouro de sempre nos Mundiais de Natação para Portugal, o que significa que o Diogo não só bateu uma marca histórica a nível pessoal, como também o fez na natação do seu país.
O atleta, oriundo de Coimbra e com apenas 19 anos, deixou para trás (literalmente, que foguete), o norte-americano Michael Andrew (23’07) e o australiano Cameron McEvoy (23’08), segundo e terceiro classificados desta prova, respetivamente.

Assiste ao vídeo

 

Classificação da prova

Calma que tem mais

O nadador do Benfica vai ainda ter a oportunidade de disputar mais três provas nestes mundiais e nós por cá esperamos que ele traga mais umas medalhas. Entre as possibilidades, temos os 50 e os 100 metros livres (duas provas distintas) e ainda os 100 metros mariposa. O apuramento para os Olímpicos de Paris já estão garantidos, porque o Diogo é uma máquina e não estávamos à espera de outra coisa.
Quem convive de perto com esta modalidade confidenciou-me que o rapaz “é um prodígio”, o que me fez gostar mais um bom bocado deste desporto e de seguir com mais atenção a carreira não só do Diogo, como de outros atletas Olímpicos da modalidade.

Bem representados

Portugal é representado por 15 atletas nestes jogos, que vão à procura de tempos para os Jogos Olímpicos de Paris. Fica a conhecer a lista dos nadadores portugueses:
Natação Artística – Cheila Vieira e Beatriz Gonçalves
Águas abertas – Angélica André, Mafalda Rosa, Tiago Campos e Diogo Cardoso (provas individuais de dez e cinco quilómetros, e a estafeta mista de 4×1.500 metros)
Natação “pura” – Diogo Ribeiro, Camila Rebelo e Miguel Nascimento
Atletas sem lista devido a problemas físicos: João Costa, Ana Rodrigues, Francisca Martins, Mariana Cunha, Tamila Holub, Gabriel Lopes e Francisco Quintas.

Nos Mundiais disputados em Fukuoka, no Japão, em Julho do ano passado, Portugal foi representado por 14 nadadores, tendo obtido os melhores resultados de sempre, e a primeira medalha em Mundiais, conseguida por Diogo Ribeiro, nos 50 metros mariposa.

Histórico: Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa em Doha

Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa

Vê também: Como Dar Cabo Dos Adversários Numa Competição De Natação

Quem é Diogo Ribeiro?

Histórico: Diogo Ribeiro é campeão dos 50 metros mariposa em Doha

Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro, o nadador português, tem uma história de vida marcada por superação e determinação. Cresceu sem o pai e desde cedo encontrou na natação uma forma de lidar com a perda e manter-se concentrado. Apesar de ter sofrido um grave acidente de moto em 2021, no qual ficou ferido, demonstrou força, determinação e dedicação ao recuperar-se e continuar a perseguir os seus objetivos na natação. Além disso, é conhecido pela sua simplicidade, calma e capacidade de se focar nos objetivos, assim como pelo seu gosto pela Xbox e pelo hip-hop. A sua rápida ascensão na natação nacional e internacional tornou-o um verdadeiro fenómeno e uma promessa para o desporto em Portugal.

Leave a reply

Sidebar Search
Popular
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...