Um campeão reconhece outro campeão e, por vezes, as relações entre eles transformam-se em laços de amizade (dentro e fora do mundo desportivo).
De forma descontraída, o vídeo que te trazemos tem dois intervenientes fortíssimos do panorama desportivo nacional. Fernando Pimenta, medalhado canonista limiano e Diogo Ribeiro, que recentemente tem estado na ribalta depois de ter vencido duas medalhas de ouro nos jogos de Doha, nos 50 e 100 metros mariposa.
No vídeo entre os dois atletas do Benfica, é possível ver o Pimenta a “brincar” com o Ribeiro, dizendo que lhe ganhou na ‘corrida’ de 50 metros. “Ganhei-te nos 50 metros, fácil. Tu desistis-te, não desistisses. Tinhas de ir até ao fim”, disse o canonista, que recebeu a resposta inesperada: “ganhou ao campeão do mundo o gajo!”.
“Temos de ir mandar uma corridinha, de 10km…”, desafiou o mais novo, ouvindo como resposta um “isso é fácil” do Fernando Pimenta.
A boa disposição é o ingrediente principal no desporto de alta competição e, apesar de percebermos como os atletas se apresentam muito focados na hora das provas, fora delas também é perceptível que são pessoas muito tranquilas e bem dispostas.
O mundo da medalha
Fernando Pimenta tem 34 anos e é um dos cinco portugueses com duas medalhas olímpicas. Prata em Londres no K-2 1000 m, com Emanuel Silva, em 2012, e bronze em K-1 1000m em 2020, em Tóquio.
Para termos noção do tamanho do ‘animal’, podemos apenas dizer que o homem dos braços de aço tem mais de 100 medalhas internacionais. Mas ainda deve ter espaço par guardar mais algumas, a juntar às muitas condecorações em solo nacional. Um autêntico exemplo.
O Diogo Ribeiro é outra ‘besta’. Bem mais novo, com apenas 19 anos, o homem de Coimbra foi o primeiro português de sempre a conquistar duas medalhas de ouro num Mundial de Natação.
Tudo aconteceu recentemente nos jogos do Catar, em Doha, com o prodígio a conseguir 22,97’ nos 50 metros mariposa e 51,17 nos 100 metros da mesma modalidade. Além disto, o Diogo é também recordista mundial dos 50 mariposa, conquistado em 2022 em Lima, no Perú.
Já viste que estamos a falar de dois campeões natos, agora falta saber quando e quem vencerá essa ‘corridinha’ de 10km que ficou combinada.