in

Bombeiros portugueses salvam cão dos escombros na Turquia

Bombeiros portugueses salvam cão dos escombros na Turquia

“Anda amigo!” foram as palavras que se ouviram no momento do resgate do cão que ficou preso nos escombros

A nossa equipa de busca e salvamento do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, enviada para a Turquia, salvou este cão por entre os escombros da destruição.

Este foi um precioso momento de felicidade no meio do trabalho árduo e extenuante que é enfrentar no terreno. 👏🇵🇹🇹🇷

+ Vê também: Bobi tem 30 anos, é português e é o cão mais velho do mundo

O que fazer para ajudar as vítimas do terramoto na Turquia e na Síria

Para além de organizações internacionais, como as Nações Unidas, algumas associações portuguesas que prestam auxílio a partir do território nacional estão a apelar a donativos, principalmente sob a forma de ajudas monetárias.

A Cruz Vermelha Portuguesa pede, especificamente, ajudas monetárias (por MBway ou transferência bancária) porque “permite dar resposta rápida e efetiva no terreno”. Esta ajuda servirá “as populações afetadas com água, saneamento, alimentos, assistência médica e abrigo”, pode ler-se no site da organização.

Para além da Cruz Vermelha, a UNICEF também pede doações monetárias, principalmente para adquirir material médico e alimentos. É possível entregar a quantia desejada, em donativo único ou mensal. Esse apoio será usado para assegurar “acesso a água potável e saneamento” e “kits de primeiros socorros”. Também ajudará na “proteção infantil”, “nutrição” e “abrigos”.

A Cáritas Portuguesa está, do mesmo modo, a solicitar apenas contribuições monetárias. Os valores-exemplo, que são sugeridos na página online da instituição, oscilam entre os 10 e os 30 euros. É possível contribuir por Multibanco, MBway ou transferência bancária.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) também “está no terreno” e faz apelo a ajudas de carácter monetário. Com as doações realizadas, a organização propõe-se distribuir “artigos de emergência”, como tendas, cobertores e artigos de higiene.

Ajuda à Síria e Turquia após o sismo

Na sequência dos múltiplos sismos na Turquia e na Síria ocorridos esta semana, a União Europeia vai prestar apoio de emergência adicional a ambos os países através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, bem como ajuda humanitária de emergência no valor de 6,5 milhões de euros. Trata-se de uma das maiores operações de busca e salvamento de sempre levada a cabo pela UE através do Mecanismo de Proteção Civil da UE.

Apoio da UE à Turquia: O apoio mais recente inclui a mobilização das reservas estratégicas rescEUVer para fornecer 500 unidades de alojamento temporário, 2 000 tendas e 10 500 camas à Turquia a partir das reservas de emergência da UE situadas na Suécia e na Roménia.

As tendas constituem uma ajuda rápida, acolhendo quatro pessoas cada, enquanto as unidades de alojamento temporário prefabricadas podem acolher até cinco pessoas cada uma e são concebidas para oferecer abrigo de emergência a pessoas que perderam as suas casas no terramoto por um período mais longo.

O valor financeiro da assistência rescEU eleva-se a cerca de 5 milhões de euros. Esta ajuda vem juntar-se ao auxílio prestado por 21 Estados-Membros da UE, incluindo Portugal, assim como pela Albânia, o Montenegro e a Sérvia, que disponibilizaram 38 equipas médicas e de salvamento através do Mecanismo de Proteção Civil da UEVer.

Mais de 1 650 socorristas e 104 cães de busca foram destacados para as zonas mais afetadas na Turquia. Até à data, 36 pessoas foram resgatadas pelas equipas de busca e salvamento destacadas através do Mecanismo. Mais informações no comunicado de imprensa.

David Guetta usou inteligência artificial para imitar a voz de Eminem

David Guetta usou inteligência artificial para imitar a voz de Eminem

Ferrari apresenta o SF23 para acabar com domínio da Red Bull

Ferrari apresenta o SF23 para acabar com domínio da Red Bull