Um pouco por todo o país, vive-se estes dias um pouco mais alegre e colorido, por culpa do carnaval. Dos mais pequenos, que vão todos bonitos disfarçados para a escola, até aos mais idosos, há muito pouco quem resista a uma boa folia de carnaval. Houve até quem começasse o entrudo na última sexta feira (10) com desfiles e muita música e cor à mistura.
Os portugueses, que costumam ser um povo brando (regra geral), aproveitam também esta altura para “desabafar” com algumas críticas ao estado do país, principalmente focando na classe económica e política, muitas vezes direcionada para a classe política.
Mas nem só. Como é sabido, a sátira é o prato principal desta data e por isso é também por estes dias que se dispara para todo lado, apontando a quem vai aparecendo no topo dos noticiários.
Uma das notícias mais badaladas dos últimos dias tem Fernando Madureira como página central, com o líder dos Super Dragões a cumprir prisão preventiva, depois de responder a um processo judicial. Sobre a história, já muito se falou, nem é para isso que aqui estamos.
Estamos sim para mostrar que nem o ‘macaco’ escapou à imaginação dos foliões, tendo sido figura de destaque de um desfile ‘caseiro’. No vídeo, acompanhado pela trilha sonora deste carnaval, é possível ver um macaco enjaulado, enquanto é acompanhado pelas forças da polícia judiciária. Nem a comunicação perdeu a oportunidade de acompanhar este caso, com um ‘jornalista’ do Porto Canal (ou da CMtv?) a gravar tudo ‘in loco’.
Assiste ao vídeo no Telegram
Os disfarces mais criativos
Realmente há quem tenha uma imaginação muito fértil. Dessa forma vão chegando os melhores vídeos carnavalescos, como o que te mostramos em baixo. O jovem ‘lançou’ a nova tendência e apareceu no bloco vestido de… chinelo havaiana. É daqueles disfarces que nem que eu me esforçasse muito ia ter capacidade de me lembrar. Bem jogado, nota 10.
@tomascostatt Melhor mascara de sempre #CarnavaldeTorresVedras #Carnaval2024 #meme ♬ som original – pl’s
O carnaval vai arrastar-se até à próxima terça-feira, com os enterros marcados para a quarta feira de cinzas, dia em que começa a Quaresma na Igreja Católica. Não te queimes muito e se tiveres os melhores vídeos dos disfarces mais criativos não te esqueças de nos enviar, nós prometemos publicar os melhores!
Não sabes onde ir? Relaxa, estás no sítio certo
Torres Vedras
Talvez a maior festa de carnaval aconteça aqui, num espetáculo que remonta a 1574, altura em que foram registadas as primeiras queixas por ‘brincadeiras’ de entrudo nas ruas da vila. Já sabes que aqui podes contar com as animações mais criativas, com desfiles, cor e muita música (quer chova quer faça sol). O tema deste ano é o “Carnaval do Futuro”.
Ovar
Mais um lugar mágico para levares a cara metade por estes dias. A comunidade junta-se para mostrar os mais bonitos fatos em desfile, num ajuntamento que remonta a 1952. Na zona centro-norte é onde tudo acontece, numa festa que mistura a cultura portuguesa com a brasileira, com muita juventude disfarçada e pronta a lançar o terror (no bom sentido).
Loulé
Mais quente um bocadinho (na temperatura), este carnaval do Algarve é conhecido por ser o mais parecido com o do Brasil (calma, já sabemos que não é assim tão parecido). Este ano podes contar com 14 carros alegóricos e mais de 600 figurantes que vão encher de cor as ruas de Loulé. O tema? “À descoberta da ODS”, promovendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Estarreja
Mais um sítio de festa rija. Aqui não se brinca e a festa já começou com atividades no início do mês. Se queres ver desfiles de escola de samba e concertos e andares por perto, não procures mais. É aqui que a diversão acontece.
Podence
A lista nunca estaria completa sem falarmos dos ‘Caretos’ de Podence. O Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO vai saindo nas ruas de Macedo de Cavaleiros por estes dias, fazendo a alegria dos milhares de visitantes. Se queres um carnaval sossegado foge daqui, que aqui é bravo!
Para falar de todos os locais que celebram (e bem) esta quadra tínhamos de fazer uma publicação demasiado extensa. De qualquer forma, cidades como Sines, Funchal, Sesimbra ou Mealhada também são conhecidas pelas suas tradições carnavalescas. Esperamos pelos melhores vídeos, foliões!
Qual a origem do Carnaval?
A tradição do Carnaval tem suas raízes nas festividades pré-cristãs, onde as comunidades celebravam o fim do inverno e a chegada da primavera. Com o tempo, essa celebração transformou-se, incorporando elementos religiosos e ganhando novos contornos e tradições ao longo dos séculos.
Em Portugal, a influência das festividades carnavalescas está presente desde o século XV. Ao longo dos anos, o Carnaval português evoluiu, absorvendo influências regionais e criando as suas próprias tradições. Desde as festividades nas aldeias mais remotas até os grandiosos desfiles nas cidades, o Carnaval tornou-se numa expressão autêntica da cultura e a celebração da vida, liberdade e alegria.